Construir a casa dos sonhos é um desejo para a maioria das pessoas. Fazer uma moradia sob medida para a sua família, pensando na melhor relação custo x benefício, é uma decisão inteligente. Porém, pode esbarrar em algumas dúvidas sobre o tipo de construção. Para evitar que a insegurança barre o seu sonho, é preciso buscar especialistas e pesquisar o assunto. Conheça um pouco sobre os tipos de construções possíveis para o seu novo lar.

Alvenaria

No Brasil, as construções mais tradicionais são as casas de alvenaria com paredes de tijolos, cerâmicos ou de concreto. Por não terem função estrutural, utiliza vigas e pilares para sustentar o conjunto da construção. A principal vantagem é a facilidade de encontrar os materiais, mão de obra e várias possibilidades para o projeto. A desvantagem é a possibilidade de ter desperdício em materiais e o risco de trincas e fissuras com o tempo.

Alvenaria Estrutural

A obra é realizada a partir de blocos especiais que são passados pelo interior dos tijolos em locais pré-determinados, reduzindo a quantidade de concreto, ferro e madeira e sendo uma construção mais rápida em até 20%, comparado com o concreto armado. Porém, vai exigir mão de obra especializada, mas com custo reduzido e menos gastos com revestimento e reboco. Com a obra pronta não pode mudar nada.

Blocos de concreto

Muito utilizada no Brasil, as construções com bloco de concreto aumentam a produtividade e oferecem velocidade ao projeto que pode dar origem a paredes de vedação e estruturais, dependendo do tipo de bloco utilizado. Além disso, o bloco de concreto é resistente e tem alta durabilidade, boa acústica e poupa revestimentos durante a construção porque os ladrilhos são assentados sobre os blocos. As construções com blocos de concreto são modernas, mas tem como desvantagem a baixa condição acústica.

Concreto Moldado “in loco”

É uma construção com paredes estruturais maciças de concreto moldadas no local com formas para modelagem. As instalações sanitárias, elétricas, hidráulicas e as aberturas dos ambientes são realizadas antes da concretagem, o que reduz o tempo de execução, com baixo índice de surgimento de trincas e fissuras estruturais. A desvantagem é o alto preço da compra ou locação das formas para moldagem. Antes de iniciar a construção, os projetos de hidráulica, elétrica, estrutural e arquitetônico devem estar definidos.

Pré-fabricada de madeira

As casas pré-fabricadas de madeira são produzidas individualmente e transportadas para o canteiro de obras para serem encaixadas sobre os alicerces de concreto, definidos em função do terreno e do projeto. As paredes divisórias do banheiro, cozinha e área de serviço podem ser construídas em alvenaria, com as tubulações embutidas e o restante das paredes podem ser duplas, possuindo um vão central para as instalações elétricas ou com instalações aparentes. A vantagem é o curto prazo de entrega, beleza, conforto termo acústico e baixo custo. A desvantagem são os cuidados periódicos para tratamento de preservação da madeira e proteção contra cupins.

Pré-fabricada de concreto

Similar às casas pré-fabricadas em madeira, utiliza módulos que são construídos separadamente em galpões ou fábricas e que são levados para o canteiro de obras onde são montados. É uma obra rápida, podendo ser concluída, em média, em 45 dias. Geralmente tem modelos pré-definidos, mas em vários tamanhos, sendo 30% mais baratas do que a construção de alvenaria convencional. A desvantagem é precisar de um investimento maior no início para preparar o terreno e para o transporte dos materiais.

Casa contêiner

Utiliza containers reaproveitados para a estrutura das casas, com um custo semelhante ao da alvenaria tradicional. As estruturas de revestimento interno são montadas para receber materiais isolantes, criar um conforto termo acústico e embutir as instalações elétricas e hidráulicas. É uma construção rápida, que apresenta estruturas sólidas e altamente resistentes a ação do tempo. Precisa de projeto técnico de qualidade para ter boa iluminação, ambientação e climatização. Como desvantagens, apresentam restrição de dimensão e alto custo com transporte, necessitando carretas e guindastes para a movimentação.

Steel Frame e Light Steel Framing

Construção à seco feita com perfis de aço galvanizado, que dispensa o uso de tijolos, cimento e concreto. Utiliza a técnica estrutural de aço e colunas verticais, horizontais e vigas, construídas em uma grade retangular em forma de gaiola para apoiar o chão, teto e paredes de um edifício, que são todas associadas ao quadro. As vantagens dessa construção são: ar industrial e moderno; gera pouco lixo e resíduos e não necessita do uso de água; o material é 100% reciclável, deixando a obra sustentável. E a desvantagem é que o número de profissionais especializados em Steel Frame no Brasil ainda é baixo, o que pode aumentar o custo.

Wood Frame

O Wood Frame é um sistema construtivo que utiliza perfis de madeira para criar obras rápidas e sustentáveis, pois utiliza madeira de reflorestamento. Muito utilizado nos EUA e em alguns países da Europa, o Wood Frame ainda não é comum no Brasil. Utiliza perfis leves e extremamente flexíveis, permitindo qualquer tipo de acabamento interior ou exterior. Uma parede de uma casa de Wood Frame é feita por camadas: no meio fica a estrutura de madeira, entre placas de madeira OSB e uma placa cimentícia e o gesso acartonado. São feitas aberturas para incluir as instalações hidráulicas e hidrelétricas. O acabamento da parte externa depende do revestimento escolhido pelo cliente. As principais vantagens são a redução de resíduos gerados; o prazo de entrega rápido, de cerca de dois meses e sensação térmica e acústica agradável. A desvantagem é precisar de mão de obra muito especializada.

Se ainda ficou dúvida sobre qual construção escolher, fale com quem entende. A Mancilha Construtora desenvolve tudo, desde as ideias do papel, até a entrega da chave. A empresa possui todos os especialistas necessários, seja para reforma ou para uma construção do zero. Fazemos serviços de casas populares, médio e de grande padrão, reformas de empresas, indústrias, chácaras, fazendas, salas comerciais, prédios, demolições diversas e outros.