Em especial nos grandes centros urbanos, os lotes estão cada vez mais estreitos, o que é um desafio no momento da construção. Porém, com criatividade e o suporte de bons profissionais da construção civil, é possível ter um resultado muito interessante.
A recomendação é que você contrate um engenheiro e arquiteto para fazer o projeto. Apesar de parecer um custo a mais, pode evitar muitos problemas para a sua obra e economizar pela eficiência e bom resultado na entrega do projeto.
Separamos aqui algumas dicas para otimizar o espaço em terreno estreito:

Aposte na verticalidade

Em terreno estreito é recomendada a verticalidade para aproveitar melhor o espaço, distribuindo os cômodos entre o térreo e um primeiro andar. Geralmente as áreas comuns como sala, cozinha e lavabo ficam no térreo e o primeiro andar fica reservado para os quartos e banheiros.

Ambientes integrados e em conceito aberto

Se for construir em um terreno estreito, seu projeto deve ser pensado para privilegiar a iluminação e a ventilação, investindo em ambientes com ventilação cruzada, por meio de aberturas adjacentes. No caso da iluminação, ter grandes planos abertos e esquadrias amplas para maior entrada da luz natural, além de claraboias ou coberturas transparentes em locais como escadas e corredores, que costumam ser mais escuros.

Ambientes integrados

No caso de terrenos estreitos, evite compartimentar a casa. Integre os ambientes para facilitar a circulação, a passagem de ar e de luz e para diminuir a área útil.

Jardins internos

Para oferecer mais ventilação natural e melhor iluminação em uma casa construída em terreno estreito, é interessante construir jardins internos. Além de ajudar com a entrada de ar e de luz, são muito agradáveis e ajudam a melhorar a temperatura dentro do imóvel.

Laje transitável

Caso o terreno não permita um jardim ou área externa, a laje pode ser transitável, utilizada para um jardim ou área de lazer, por exemplo.

Pé direito duplo

Casas estreitas também pedem um pé direito duplo, que causa maior amplitude para os ambientes e melhor circulação de ar.

Revestimentos claros

Os revestimentos claros também causam mais conforto visual em imóveis estreitos e causam sensação de amplitude aos cômodos.

Móveis sob medida

E se o objetivo é ganhar espaço, fazer móveis sob medida é essencial para que a casa fique mais confortável.

O segredo de uma casa em terreno estreito é, portanto, o projeto. E a Mancilha Construtora é uma empresa que desenvolve tudo, desde o projeto até a construção, mobiliário etc. A empresa possui todos os especialistas necessários, seja para a sua reforma ou para uma construção do zero.

A empresa atua com construção e outros diversos serviços pensados especialmente para cada cliente, como casas populares, de médio e de grande padrão, reformas de empresas, indústrias, chácaras, fazendas, salas comerciais, salas para shoppings, centros de comércios, hospitais, prédios, demolições diversas e outros.

Com construções exclusivas e arrojadas para espaços modernos, a Mancilha Construtora tem as melhores soluções para o seu projeto dos sonhos.